Como colocar assoalho de madeira

Os assoalhos de madeira fazem muito sucesso entre a maior parte das pessoas devido aos muito benefícios proporcionados por eles, como maior conforto térmico e estética impecável.

Uma dúvida que surge a respeito deles é sobre como colocar assoalho desse material na sua residência, deixando-a mais bela e funcional.

Para você que quer aprender a como colocar assoalho de madeira, não deixe de acompanhar esse texto até o final para conhecer os principais passos.

Vamos lá!

O que é importante antes de colocar assoalho de madeira?

Antes de passar para a colocação do assoalho de madeira na prática, é preciso saber o que fazer para garantir que o resultado final será o esperado.

O assoalho deve sempre ser colocado já no final da obra, ainda mais se você está construindo toda a residência do zero.

É importante esse cuidado porque qualquer tipo de material contaminante que possa vir a cair sobre o revestimento de madeira pode ser absorvido por ele, o que tornará impossível conseguir a remoção.

Deve-se observar, antes de fazer a instalação do assoalho, qual é a quantidade de peças que está disponível para se realizar a cobertura de toda a área, compreendendo se é suficiente.

Isso evita que seja necessário parar o serviço para comprar novos materiais, o que além de fazer com que seja perdido tempo ainda gera mais custos.

Outro ponto importante é observar se existe espaço entre o piso e a parede, que precisará ser de 1 até 1,5 cm.

Esse espaço é importantíssimo porque as pequenas juntas de dilatação vão tornar possível que a madeira seja bem colocada e não venha a soltar-se com o passar do tempo.

Colocação do assoalho de madeira

Após a etapa anterior, na qual é preciso fazer uma verificação geral da situação para garantir que a colocação do assoalho será bem feita, é hora de partir para a prática em si.

É possível colocar o assoalho de madeira fazendo uso da cola PU, mas para isso é preciso que a temperatura ambiente varia de 15 até 25º C.

O produto precisa ser colocado e distribuído ao longo de todo o contrapiso, para isso fazendo uso de uma espátula, e a quantidade total usada dependerá do tipo específico do produto.

Após esse passo, o seguinte é a colocação das réguas de madeira, a serem acondicionadas diretamente sobre a cola, buscando sempre evitar que fiquem espaços/frestas existentes entre cada peça.

Se a colocação do assoalho for ocorrer com o uso de parafusos, então eles deverão ser pregados direto no contrapiso, com o a utilização de buchas.

Há a opção de se usar pregos, mas no caso eles deverão ser utilizados de forma conjunta com barrotes.

A fixação das peças de madeira, seja com prego ou com parafuso, é realizada por meio de encaixes, podendo ser colocados pedaços de borracha ou ainda de EVA no espaço entre o contrapiso e o piso.

Essa é uma dica importante porque vai evitar que os barulhos ocasionados por alguém caminhando no assoalho sejam muito altos, além de serem um reforço no amortecimento.

O melhor é que quase logo depois do assoalho de madeira ter sido instalado, já há a liberação para que as pessoas possam andar sobre ele.

Conclusão

Como você viu, os assoalhos de madeira fazem cada vez mais sucesso e por isso a procura deles só aumenta, já que a maior parte das pessoas faz muita questão dos benefícios proporcionados por esse material.

Neste texto, mostramos a você as dicas principais de como é feita a colocação desse assoalho em um imóvel, de forma a deixar bem claro como isso é algo simples.

Gostou do artigo de hoje sobre como colocar assoalho de madeira?

Conte com a Kapor Pisos na instalação do seu deck de madeira

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação do seu deck de madeira, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre os decks de madeira

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]