Quais os procedimentos para pintar seu piso de madeira

Ao escolher seu piso de madeira para ornamentar a sua casa, preza-se pela beleza, conforto e é preciso ficar atento a sua longevidade e realizar manutenção de tempos e tempos para revitalizar o espaço.

É na hora de dar uma vida nova ao piso de madeira que começam os problemas. Será que posso pintar com qualquer tinta o meu piso? Preciso fazer alguma coisa antes de começar a pintura? Será que demora muito para secar a tinta? Por onde será que começo a pintar?

Se essas são as suas dúvidas, vamos explicá-las agora! Saiba quais os procedimentos para pintar o seu piso de madeira.

Antes de pintar

Para começar a pintar, não é pegando o rolo de pintura, a tinta e sair pintando de qualquer jeito. Madeira exige que todo um procedimento para que a cor dure por muito tempo e não precisa fazer retrabalhos muitas vezes por pressa. O segredo aqui conhecer a qualidade da madeira e ter paciência.

Comece arrumando as fissuras e arranhões que a madeira possa ter. Utilize pó de serra com cola ou massa de calafetar madeira e preencha todos os buracos que o tempo tenha feito no seu piso. Se o piso estiver envernizado, lixe-o muito bem até tirar a cobertura e ficar apenas a madeira. Depois, limpe muito bem o espaço para não ficar nenhuma sujeira que vá atrapalhar na hora de pintar.

Hora de pintura

Agora que a madeira está pronta para a pintura, o primeiro passo é realizar o isolamento das paredes e dos imóveis usando fita crepe. Bem simples, mas que resolve muito e evita um trabalho dobrado.

Aplique uma base que possa servir de protetor contra fungos e insetos de madeira, os famosos xilófagos. Secou? Será necessário lixar mais uma vez o piso, agora bem suavemente. Neste caso, é liberado o uso de uma lixadeira elétrica para deixar o trabalho mais fácil.

Prepare a tinta muito bem para que todos os componentes possam se integrar totalmente. A tinta que você pode usar varia de piso para piso e está especificada no manual do fabricante.

Pode ser usada tinta látex (a mais usada para esse fim), mas menos resistente que a resina. A tinta a óleo dá um acabamento mais suave, mas demora um pouco mais para secar que as outras tintas. Mas se o objetivo é não mudar a cor, mas realçar o seu aspecto de novo, a ideia é usar o verniz acrílico transparente.

Tinta escolhida, é hora de pintar efetivamente. Comece pintando pelas bordas usando um pincel de cerdas macias. Depois utilize um rolo de veludo rebaixado, o mais recomendado para este caso.

Não exagere na primeira mão de tinta, pensando que o rendimento costuma estar mais ou menos em 10 ou 12 metros quadrados por litro. Dependendo de como estiver a porosidade da madeira, será necessário fazer uma segunda e até terceira mão de tinta.

Após a pintura

O tempo de secagem é de 6 a 8 horas por camada. Depois das três camadas, aplique mais três camadas de poliuretano para manter a madeira em boas condições e uma camada de verniz para reforçar a proteção contra os insetos. E fique atento se houver alguma mudança que obrigue a refazer a pintura.

Gostou das nossas dicas ? Agora, mãos à obra!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]