Qual madeira usar para painel ripado?

O painel ripado de madeira é muito desejado pelas pessoas no momento de realizar uma reforma ou de construir seus próprios imóveis, por isso que a busca a respeito de informações sobre ele é comum.

O material, que pode ser utilizado para dar uma nova estética ao ambiente, é considerado como sendo atemporal e muito versátil (como tudo que é feito de madeira, em geral).

Mas afinal, qual é a melhor madeira para utilizar no painel ripado?

Se você possui também essa dúvida, então esse artigo irá ajudá-lo a compreender melhor por qual tipo de madeira optar.

Isso vai permitir, inclusive, que você possa criar formatos e desenhos distintos fazendo uso da madeira certa que for escolhida, tornando sua residência muito mais bonita.

Vamos lá!

Painel ripado: Entenda mais sobre ele!

O painel ripado feito de madeira é o sonho de muitas pessoas e quanto mais elas souberem a respeito, melhor será o uso que vai ser feito do material.

Você tem a possibilidade de escolher diferentes tipos de madeira para o seu painel ripado, o que traz uma maior versatilidade e beleza para qualquer ambiente.

O melhor de tudo é que você pode usar esse painel em residências ou em prédios comerciais, tanto nos ambientes internos quanto externos, de acordo com a madeira escolhida.

A escolha do desenho que o seu painel ripado vai ter depende bastante do local onde ele vai ser colocado, o que também abre um mundo de possibilidades.

Os tipos existentes de painel ripado de madeira divergem entre si por conta das ripas de madeira que você irá escolher e utilizar.

Por exemplo, é possível escolher ripas que tenham larguras diferentes ou ainda optar por uma distância maior ou menor entre cada ripa na hora de realizar a instalação do painel.

Mas a respeito da madeira a ser utilizada para o painel ripado. Qual é a mais indicada?

A madeira para usar no seu painel ripado

O mais comum é que as pessoas optem pela madeira natural para o painel ripado, já que traz um resultado mais belo, para muitos, mas também existe a possibilidade de escolher fazer em MDF.

Caso você venha a optar por fazer o seu painel ripado com a madeira natural, então procure optar por aquelas madeiras que são mais resistentes e duras.

Isso irá evitar que as ripas sofram com a movimentação sobre elas e venham até a “empenar”, o que poderá trazer muita dor de cabeça, pois será preciso trocá-la.

As madeiras como a cumaru, a nogueira, o cedro e a imbuia, por exemplo, são ótimas opções de madeiras naturais, enquanto que o ipê, muito usado nos assoalhos de madeira, não é tão indicado.

Pode ser que você opte pelo painel ripado feito em MDF, o que é uma opção com um custo menor, como o MDF laminado de madeira.

Vale ressaltar que o painel ripado em madeira natural sempre fica mais belo, então vale a pena investir nela se você tiver recursos.

Conclusão

Como você viu, o painel ripado é desejado por muitas pessoas para dar uma nova “cara” às suas residências ou mesmo comércios, mas existem dúvidas a respeito de qual seria a madeira mais indicada para fazê-lo.

Neste texto, você pôde ver que as madeiras naturais, como o cedro, a cumaru e a nogueira são ótimas opções, pois trazem uma beleza bem maior e um resultado final mais satisfatório.

Quem deseja reduzir os custos pode optar, entretanto, pelo MDF para fazer o painel, apesar de o resultado ser distinto daquele obtido com a madeira natural.

Gostou do artigo de hoje sobre qual madeira usar para painel ripado?

Conte com a Kapor Pisos na instalação do seu deck de madeira

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação do seu deck de madeira, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre os decks de madeira

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]