Qual o melhor tipo de assoalho de madeira?

O assoalho de madeira trata-se de um piso que é formado através de tábuas maciças de diferentes tipos de madeiras, sendo um revestimento que traz mais conforto, beleza e elegância para qualquer ambiente.

Como ele é muito resistente, nada mais normal do que as pessoas optarem por esse tipo de revestimento para suas residências, mas o momento da escolha costuma ser de muitas dúvidas.

Afinal, qual o melhor tipo de madeira para fazer um assoalho?

Se você quer saber a resposta para esse questionamento, então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Assoalho do tipo tradicional

O primeiro tipo de assoalho é o tradicional, que é composto por tábuas bastante compridas e que têm tamanhos que variam bastante.

A instalação dessas tábuas de madeira, neste tipo de assoalho, é feita por meio do sistema de encaixe conhecido como “macho e fêmea”.

Você pode escolher instalar o assoalho do tipo tradicional pregando a madeira nos barrotes, que são colocados diretamente sobre o contrapiso, ou ainda por meio da colagem e parafusando a madeira diretamente no próprio contrapiso.

Assoalho flutuante

O segundo tipo de assoalho de madeira que pode ser utilizado é o flutuante, que é fixado através do rodapé, sem que você precise fazer uso de cola ou de argamassa para colocá-lo no piso.

Esse tipo de assoalho é formado por camadas diversas de madeira natural e a última delas é sempre da madeira mais nobre entre todas.

A instalação do assoalho flutuante é realizada por meio de uma manta de polietileno, colocada conjuntamente com uma lona plástica com efeito impermeabilizante, diretamente sobre o contrapiso.

Depois que a manta e a lona são instaladas, todas as peças de madeira que compõem o assoalho são colocadas.

Assoalho colado

O assoalho colado é aquele que tem tábuas de madeira curtas e que são presas entre si através do uso de um sistema de encaixe específico.

Esse tipo de assoalho é instalado através do uso da colagem de cada uma das peças, que pode ser tanto direto em um piso que já existe quanto no próprio contrapiso.

Quais tipos de madeira são usadas no assoalho?

É possível escolher entre diferentes tipos de madeira para o assoalho da sua casa, mas há aqueles que são melhores e mais usados, por serem mais nobres e de maior qualidade.

A seguir, você verá uma lista com os melhores tipos de madeira para usar em seu assoalho:

  • Ipê: essa madeira é muito usada em revestimentos, pois é uma madeira extremamente nobre, com alta resistência e uma enorme durabilidade, então ela é excelente para os assoalhos
  • Cabreúva: um outro tipo de madeira bastante utilizada para assoalhos, já que ela tem uma alta compatibilidade e é muito dura, sendo do tipo nobre e proporcionando uma enorme beleza para qualquer ambiente
  • Jatobá: a madeira de jatobá tem uma resistência enorme, evitando assim danos mecânicos e físicos, com uma alta durabilidade que faz com que ela seja uma das preferidas para assoalhos e outros revestimentos de madeira

Conclusão

Como você viu, para quem deseja ter um assoalho feito de madeira em casa é muito importante conhecer quais são os tipos existentes, de modo que a escolha seja feita da melhor forma.

Neste texto, você pôde conhecer os principais tipos de assoalho e, a partir desse conhecimento, é possível então tomar a sua decisão, de acordo com a sua necessidade e as suas preferências.

A escolha do tipo de madeira que será usado no assoalho é também essencial para garantir um resultado exatamente como o esperado.

Gostou do artigo de hoje sobre qual o melhor tipo de assoalho de madeira?

Conte com a Kapor Pisos na instalação do seu deck de madeira

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação do seu deck de madeira, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre os decks de madeira

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]