Saiba a diferença entre piso laminado e piso vinílico

Em tempos de reforma e mudança, a escolha do piso de madeira que irá ornamentar a sua casa ou escritório deverá ser feita considerando diversos fatores que vão diferenciar um modelo do outro.

Especificamente, vamos falar de dois dos modelos mais vendidos de pisos no mercado: o piso laminado e o piso vinílico. Ambos são excelentes opções para fazer parte da decoração dos ambientes do lar, mas é necessário entender que há diferenças que podem fazer a escolha do cliente pender para um lado ou para o outro.

Antes de falarmos sobre suas diferenças e a melhor opção para você, vamos dar um resumo sobre cada um deles:

Piso laminado

O piso laminado é recomendado para revestimento de casas, apartamentos e áreas comerciais por ser aconchegante, prático, durável e moderno. São altamente resistentes ao desgaste natural.

Piso vinílico

É um piso que pode parecer frágil e macio, mas é altamente resistente e virou uma opção para ser aplicado em ambientes residenciais e até corporativos. É fabricado com PVC, material reciclável e considerado ecologicamente correto.

As diferenças entre laminado e vinílico

Se você ainda está em dúvida sobre qual piso usar na sua casa ou no seu trabalho, vamos explicar as diferenças entre um e outro. Confira:

  • Limpeza. Sabe-se que quando o chão está com sujeira, a limpeza é feita com um rodo e um pano úmido. Mas com os pisos o procedimento precisa ser diferente. O laminado não pode ter contato com a água, com risco de estragar rapidamente. No vinílico, o pano úmido pode até ser usado, mas com responsabilidade e sem exageros.
  • Instalação. Talvez esteja neste ponto a grande diferença entre um e outro e que de acordo com a situação dos seus pisos, é capaz de influenciar na escolha de que piso usar. O laminado pode ser instalado em cima de um contrapeso seco, limpo e nivelado, mas aceita variações de espessura, cobrindo facilmente a superfície. Sua instalação é feito com um sistema de encaixe, que permite liberar o espaço no dia seguinte para uso. O vinílico só pode ser instalado com um contrapiso seco, bem limpo e totalmente nivelado, com risco de envergar e ficar bem irregular a instalação. Geralmente exige o uso de uma massa niveladora. Não pode ser instalado em cima de materiais que podem se deteriorar ao longo do tempo.
  • Pontos fortes. O vinílico abafa ruídos de som e conserva temperatura dos ambientes com mais eficiência. Mancha muito pouco e é uma boa solução para antialérgicos. E possui várias opções de estampas.
    O laminado é instalado mais facilmente e se for mudar de casa ou de escritório, pode ser facilmente desmontado e levado para um novo local.
  • Pontos fracos. O vinílico pode riscar se a abrasão for muito grande e não pode ser instalado em cômodos inundáveis, como banheiros e cozinhas. Já o laminado propaga som com mais facilidade e dificulta a vida dos animais domésticos, por ser muito liso e impedir a estabilidade dos bichinhos.

Com essas dicas, escolha o seu novo piso de acordo com sua necessidade e conte com a Kapor Pisos para te ajudar na escolha. Entre em contato conosco.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]