Viga de madeira ou de ferro, qual utilizar?

Quem pensa em escolher uma viga para telhado já ficou em dúvida a respeito de qual delas utilizar: a viga de madeira ou de ferro.

Em geral, as vigas de ferro foram usadas por muito tempo, mas não há dúvidas de que aquelas feitas de madeira estão entre as mais populares nos dias atuais, o que explica porque conhecer os tipos de material usados é essencial na escolha.

Para saber tudo a respeito de qual tipo de viga utilizar para telhado, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

A viga de ferro para telhado

Primeiro, vamos falar rapidamente sobre a viga de ferro usada em telhado, um tipo de estrutura que ainda é comum em muitos locais.

A viga de ferro tem um preço que pode até ser mais em conta que muitos materiais usados no mercado, mas o custo-benefício, ao considerar todas as suas vantagens, nem sempre é válido.

A estrutura de ferro tem como peculiaridades principais a sua capacidade de suporte do peso dos componentes que fazem parte do telhado, de modo que aguenta todo o revestimento e as cargas geradas pelos ventos.

Além disso, todos aqueles elementos que forem fixados nessa estrutura são suportados pelo ferro e a execução para instalação dele é rápida.

Viga de madeira para telhado

A viga de madeira trata-se de um tipo de material que é bastante fundamental para a construção de uma obra e que traz muita segurança e beleza aos telhados.

A madeira é um material que tem características mecânicas excelentes e, além disso, a questão estética ainda é muito importante.

Como a madeira é atemporal, isso significa que dificilmente a sua obra irá sair de moda em algum tempo, o que garante maior beleza ao imóvel por um maior período.

Aqueles imóveis possuem acabamentos de madeira tendem a passar um ar de sofisticação e de elegância muito maior.

Por último, vale dizer que se você opta por usar madeira em uma viga para telhado, e escolhe um tipo com alta qualidade e durabilidade, a segurança será maior e a necessidade de realizar reparos será mínima.

Quais são as melhores madeiras para vigas?

As vigas de madeira, por todos os quesitos, são bem melhor do que aquelas de ferro, mas um ponto importante é que você faça a escolha de uma madeira de maior qualidade.

A seguir, veja alguns tipos de madeiras muito indicados para usar como viga em seu telhado:

  • Jatobá: não há dúvidas de que essa é uma das melhores opções de madeira para usar em vigas, visto que ela é de alta qualidade, resistência, durabilidade e que é bem protegida contra os ataques das pragas, mas seu valor também é um pouco mais elevado
  • Ipê: é um tpo de madeira bastante rígida e bem versátil, por isso é muito indicada para telhados, com um preço mais acessível do que a madeira Jatobá, enquanto se mantém o ótimo desempenho
  • Itaúba: apesar de ser uma madeira que costuma se usar mais para tacos, pois tem uma trabalhabilidade um pouco mais complexa, ela ainda é resistente e cai bem em telhados
  • Peroba-rosa: caso a viga de madeira seja usada em um ambiente úmido, então não há dúvidas de que a peroba-rosa é uma opção excelente, altamente resistente à água e que tem um ótimo desempenho nas áreas externas
  • Cumaru: é um tipo de madeira altamente resistente, que atende muito bem com seu uso em áreas internas e externas, de modo que ela resiste bem contra pragas, como cupins, por isso cai bem em telhados
  • Eucalipto: é o tipo de madeira para viga de telhado mais recomendado para uso em ambientes internos, pois é um material altamente satisfatório, porém no caso do seu uso em ambientes externos pode trazer problemas

Conclusão

Como você viu, as vigas para telhados costumam ser de dois materiais principais, madeira ou ferro, e é muito comum haver dúvidas sobre qual deles é melhor.

Neste texto, você conheceu mais sobre cada uma das opções, e viu como as vigas de madeira são, sem dúvidas, as melhores em diferentes aspectos, além dos tipos mais comuns. 

Gostou do artigo de hoje sobre viga de madeira ou de ferro, qual utilizar?

Conte com a Kapor Pisos na instalação da sua viga para telhados

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação da sua viga para telhados, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre as vigas para telhados

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]