(11) 3093-2010

Nós te ligamos

Blog

Quer ficar por dentro das principais novidades do ramo de produtos em madeira? É só acompanhar nosso blog! Aqui você encontra dicas e se mantém informado sobre tendências de uso da madeira em arquitetura e decoração.

Dicas para manutenção de pisos de madeira

Os pisos de madeira são bastante admirados por sua resistência, sua elegância e a beleza característica que cada tipo de madeira oferece. No entanto, não se pode esquecer que se trata de um material natural que, por durável e resistente que seja, precisa de alguns cuidados específicos para prolongar sua atratividade estética e sua vida útil. Manchas, riscos, mofo e outras marcas de impacto são alguns dos problemas a que estão expostos os pisos de madeira. Por conta disso, confira algumas dicas para recuperar e limpar esses tão preciosos e admirados pisos.

 

Raspagem

Os pisos de madeira, com o passar dos anos, retêm algumas marcas em sua superfície, por conta de objetos que caem, móveis que são arrastados e até mesmo por conta dos passos das pessoas. Quando isso acontece, não tem jeito: de tempos em tempos, é preciso fazer a raspagem do piso para que recupere sua aparência inicial. Além da raspagem, é necessário nivelar os pisos para que todos fiquem alinhados. As peças soltas ou muito danificadas devem ser trocadas.

 

Acabamentos

Depois da raspagem, quando o piso todo já se livrou das marcas permanentes e adquiriu um aspecto mais uniforme, é hora de receber acabamentos que o preservem. Em geral, são aplicados o verniz ou as resinas à prova d’água, dependendo do tipo de piso. Essas substâncias costumam não deixar cheiro forte e possuem secagem rápida. Assim, o piso fica mais bonito e resiste por muito mais tempo até a próxima manutenção.

 

Limpeza

Em linhas gerais, a madeira não lida muito bem com a umidade, de modo que panos muito molhados ou baldes de água não são recomendados. Se a secagem for comprometida, a madeira pode mofar. Por isso, a dica é passar panos secos, aspirador de pó ou vassouras (macias para não riscar a superfície) para as limpezas mais corriqueiras. Quanto aos produtos para limpeza, não utilize detergentes, alvejantes, álcool, querosene e solventes, pois podem danificar os acabamentos. Utilize sempre apenas os produtos específicos para manutenção de madeira.

 

Prevenção

Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Assim, procure cuidar do piso de madeira para evitar que manchas e riscos o danifiquem. Já citamos que a umidade não é muito amiga da madeira. Além dela, a luz solar batendo nos ambientes internos também pode desgastá-la. Por isso, procure evitar esse tipo de exposição com cortinas ou outros tipos de bloqueio.

Para evitar as marcas de sapatos, especialmente os saltos altos, coloque tapetes sobre as áreas de maior circulação. Outra dica importante é não arrastar os móveis quando estiver fazendo faxina. Mesmo as cadeiras giratórias também podem ser bastante prejudiciais à superfície do piso. Dessa forma, colocar os pés dos móveis sobre os tapetes ou sobre algum outro tipo de suporte, como pedaços de feltro ou de borracha, também é uma medida eficaz para evitar os riscos e preservar os pisos.

Cuidando bem dos pisos de madeira, é possível evitar danos à sua superfície e prolongar a sua vida útil. Seguindo as dicas acima, fica mais fácil manter os ambientes elegantes, com pisos de madeira resistentes, duráveis e com uma beleza inigualável.

Seja Parceiro

Seja parceiro

Some conhecimentos e venha fazer parte de nossa história de sucesso. Entre em contato conosco.





CADASTRE E RECEBA NOVIDADES

Quer saber mais sobre nossos serviços e produtos em madeira? Deixe seu contato e mantenha-se informado.


Tire sua dúvida

Diga-nos suas dúvidas e,
em breve, responderemos :)




Nós te ligamos

(11) 3093-2010
(11) 3093-2010