(11) 3093-2010

Nós te ligamos

  • Produtos
  • Piso Cumaru

Piso Cumaru

Ideal para quem deseja um revestimento resistente para a casa, escritório ou comércio, o piso cumaru é um dos mais indicados proporcionando beleza e elegância ao ambiente. Recomendado para ambientes com grande circulação de pessoas e presença de móveis, a madeira cumaru também é resistente à fenômenos climáticos como sol e chuva possuindo uma durabilidade alta quando comparado a outras madeiras.

Tipos de madeira

CONFIRA OS BENEFÍCIOS

O Piso Cumaru

A árvore Cumaru, com nome científico Dipteryx odorata, é pertencente à família das leguminosas e pode chegar a 30 metros de altura. Possui variação de nome conforme a região sendo também conhecido como cumaru-ferro, cumaru-amarelo, cumbaru, curumazeiro. O cumaru é uma árvore nativa do Brasil, mas também é encontrada em países como Colômbia, Venezuela, Guiana, entre outros.

Com frutos comestíveis, essa árvore possui outras aplicações que vão além da fabricação do piso cumaru, como na área da medicina, farmácia e culinária. Na gastronomia Paraense, o cumaru é usado no preparo de doces, sobremesas e bolos, além de a mesma região do Brasil aproveitar essa matéria-prima também na produção de cervejas. Há também a aplicação de suas sementes na produção de perfumes e aromatizantes. A prensa dessas sementes produz um óleo aromatizante concentrado e de alto valor com um perfume baunilha acanelado.

Características do piso cumaru

De acordo com a classificação em níveis de dureza Janka, a madeira cumaru perde apenas para a madeira ipê em resistência, sendo a classificação da primeira em 9787. Assim, uma grande característica do piso cumaru é ofertar maior resistência do que as madeiras comuns, sendo também durável ao ataque de insetos, cupins, traças e fungos. Mesmo quando exposto a fenômenos climáticas, o piso cumaru apresenta grande durabilidade resistindo às agressões extremas como sol e chuva por aproximadamente 20 anos.

A madeira cumaru possui uma cor brilhante composta por uma mistura de tons em castanho claro e amarelo que representam a diversidade da América do Sul. Com o passar do tempo, a cor do piso cumaru vai se tornando mais escura, representando uma vantagem por se tornar menos suscetível à manchas e outras agressões no assoalho. Durante sua fabricação nas indústrias, alguns cuidados são tomados a fim de evitar que a madeira seque ou enrole durante o processo. Por isso, a matéria-prima é seca artificialmente.

Decoração com piso cumaru

A coloração do piso cumaru, como abordamos anteriormente, é castanho-amarelada, que por ser um tom neutro, permite uma ampla combinação com tons frios e quentes no ambiente. Dependendo do resultado que se objetiva alcançar, o piso de cor única pode destacar diversos outros elementos da decoração do ambiente devido à sua neutralidade. No entanto, alguns decoradores utilizam tábuas de madeira de cores mais claras ou mais escuras para contrastar no revestimento com o cumaru.

Procedência da madeira

Como já abordamos, essa espécie de madeira é nativa do Brasil e encontrada na América do Sul, mais especificamente na região amazônica. Sendo um território já muito desmatado ilegalmente, toda a madeira retirada dessa área deve ter sua procedência analisada. Adquira o piso cumaru de lojas com produtos certificados, nacional ou internacionalmente, para garantir a extração legal da madeira. Atualmente, a extração do cumaru só é permitida em plantios de reflorestamento.

Faça seu orçamento agora




Seja Parceiro

Seja parceiro

Some conhecimentos e venha fazer parte de nossa história de sucesso. Entre em contato conosco.





CADASTRE E RECEBA NOVIDADES

Quer saber mais sobre nossos serviços e produtos em madeira? Deixe seu contato e mantenha-se informado.



Tire sua dúvida

Diga-nos suas dúvidas e,
em breve, responderemos :)




Nós te ligamos