(11) 3093-2010

Nós te ligamos

  • Produtos
  • Piso de Madeira

Piso de Madeira

O emprego da madeira em ambientes internos ou externos, tanto em áreas residenciais quanto comerciais, é uma tendência entre arquitetos e decoradores. O material é atemporal e confere um tom mais rústico, e ao mesmo tempo sofisticado, aos locais em que marca sua presença.

Piso de Madeira, saiba tudo

Existe uma série de pisos de madeira diferentes. Comumente, eles provêm da madeira natural, em toda sua composição, ainda que de diversas espécies diferentes. No entanto, os pisos mais comuns são: pisos de cumaru, peroba, ipê, amêndoa, tauari e carvalho.

Há diferenças sobre a resistência e dureza dessas espécies, que podem ser averiguadas em lojas especializadas. Comumente, os estabelecimentos possuem uma nota com a resistência e durabilidade de cada madeira.

Pisos de madeira: Conheça suas diferenças

Os tacos e assoalhos são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira. Entretanto, a diferença entre eles tem a ver com a espessura e largura das tábuas de madeira que compõem o piso.

De acordo com uma pesquisa, suas espessuras variam, comumente, entre um e dois centímetros, dependendo do tipo de acabamento. Além disso, é possível ainda realizar diversos desenhos com diferentes formatos de piso.

No entanto, no início do século XX, os desenhos nos pisos de madeira, era um trabalho muito apreciado em construções brasileiras. Afinal, muitos exemplos dessa tendência em piso resistiram até os dias de hoje, como:

Carpetes e tapetes

Os tapetes começaram a ser fabricados através dos nômades, com a lã de cabras e carneiros. Dessa forma, eles confeccionavam o material como abrigo, por causa do clima severo de algumas regiões. No entanto, em uma de suas viagens, o navegador Marco Polo conheceu o produto e trouxe para o Ocidente. Daí em diante, os tapetes e carpetes ganharam cada vez mais popularidade pelo mundo.

Atualmente, os carpetes e tapetes são peças fundamentais na decoração. Além disso, eles desempenham funções importantíssimas, como a diminuição do impacto e absorção de sons nos ambientes.

Cortiça

A cortiça é um material que deriva do sobreiro. A sua utilização já acontece há milhares de anos e sendo um produto natural tem variadíssimas aplicações no mundo moderno.

A cortiça também é um material antigo. A sua utilização já acontece há milhares de anos, sabe-se que os egípcios, gregos e romanos já a utilizavam para inúmeras funções. No entanto, em 1680, começou a ser utilizada para a fabricação de rolhas.

Este material é extremamente versátil, produzida a partir da casca do sobreiro, passando por diversas etapas até a sua aplicação final. As principais características da cortiça: isolamento térmico e acústico, elasticidade, alta absorção de choques e resistência ao fogo. Afinal, ela é muito procurada para revestimentos de piso, tanto para ambientes residenciais quanto industriais.

O piso de madeira é, sem dúvidas, uma das melhores opções de revestimento independente do cômodo – sala, cozinha e quarto. Além disso, ele é um tipo de piso considerado quente, isto é, que não varia muito de temperatura, ele também é belíssimo e super aconchegante.

Vantagens do Piso de Madeira

A madeira é um material nobre, que pode conferir aos ambientes sofisticação e rusticidade, afinal a madeira é sinônimo de conforto.

Atualmente, os revestimentos de piso de madeira são populares no mundo inteiro, com uma variedade considerável de cores e padrões que combinam com muitos estilos diferentes.

A madeira, apesar de ser perecível pelo fato de ser orgânica, possui uma alta durabilidade. O piso de madeira apresenta diversas vantagens comparados aos demais materiais, afinal, ela é o único piso que possui alta durabilidade. Além disso, a madeira pode ser a melhor opção para sua construção ou reforma, seja ela em sua residência e em pontos comerciais.

Confira as 5 vantagens do piso de madeira:

Durabilidade

A durabilidade do piso de madeira pode ser variável segundo a espécie escolhida pelo consumidor. Entretanto, as madeiras mais resistentes possuem alta durabilidade ainda que instaladas em ambientes externos. 

Variedade 

Este tipo de piso possui uma grande variedade de modelos e estilos para combinar com qualquer ambiente. Sendo assim, você pode optar por tacos, assoalhos, parquet, pisos prontos, de demolição, entre outros.

Instalação

Geralmente, os pisos de madeira possuem instalação rápida e fácil, sendo que alguns pedem apenas o uso de cola. Isto é, menos sujeira na hora de instalar e menor tempo para ver seu piso pronto.

Praticidade

Os pisos de madeira são muito práticos para se manter limpo. Ele precisa apenas de uma limpeza feita com vassoura de cerdas macias e um pano ligeiramente úmido. 

Conforto

O piso de madeira possibilita que os ambientes sejam mais confortáveis e agradáveis, pois ela naturalmente é um isolante térmico que ajuda a manter a temperatura mais amena nos ambientes.

Piso de madeira é a melhor opção?

A escolha do revestimento ideal para um ambiente, é uma etapa fundamental do projeto arquitetônico. O piso será a base do acabamento da construção e precisa ser definido com muita atenção. Por sua vez, a resposta para a pergunta “o piso de madeira é a melhor opção? é: depende! Depende dos seus objetivos e depende da comparação com outros revestimentos.

O piso de madeira possui inúmeras vantagens e desvantagens, assim como os demais revestimentos. A maior comparação, a maior dúvida das pessoas, acontece na indagação entre o piso de madeira, laminado e cerâmica. Diferentemente do que muitos consumidores pensam, no piso de madeira, mais especificamente o composto por carvalho europeu, é possível encontrar uma variedade incrível de cores: desde o branco até tons mais escuros.

Vamos listar diversas características dos pisos de madeira, cerâmica e porcelanato e fazer uma comparação entre eles para facilitar o entendimento de qual revestimento é a melhor opção para sua obra.

Variedade de cores

Sabemos que, por envolver todo um processo de transformação na indústria, os pisos de cerâmica e porcelanato possuem uma infinidade de cores e texturas à disposição do consumidor.

No entanto, o que muitas pessoas não imaginam, é que é possível obter tamanha variedade no piso de madeira com a escolha do Carvalho Europeu. Esse tipo de madeira é muito versátil em função da ampla gama de cores existentes e por, consequentemente, poder ser aplicado em diversos ambientes da casa agradando todos os gostos.

Limpeza e manutenção

A limpeza do piso de madeira de boa qualidade, como o de carvalho europeu, é simples. Basta passar uma simples vassoura, aspirador de pó ou pano úmido. Já a sua manutenção precisa ser periódica com verniz. A cerâmica possui uma limpeza muito semelhante e necessita de pouca ou nenhuma manutenção de longo prazo, exceto em grandes acidentes com a quebra do piso.

Já o porcelanato tem uma limpeza mais demorada em função das manchas e sujeiras se tornarem mais evidentes em sua superfície. Recomenda-se passar um pano úmido com uma solução de detergente e água. Igual a cerâmica, necessita de pouca ou nenhuma manutenção.

Conforto térmico

Sem dúvidas, o piso de madeira de carvalho europeu é o mais recomendado para quem busca conforto térmico no ambiente. Ela se configura como um material que sofre pouca variação de temperatura, se mantendo constante, sem esfriar ou esquentar demais. Já o piso cerâmico e porcelanato possuem uma menor absorção de calor, não apresentando conforto térmico em dias frios.

No entanto, se mesmo assim você precisar de um piso que não seja de madeira, existem tipos específicos de pisos cerâmicos e de porcelanatos com tecnologia térmica. O preço do metro quadrado é mais caro nesses produtos.

Umidade e manchas

Enquanto o piso de madeira é mais indicado para ambientes secos, o piso cerâmico e de porcelanato não têm restrições a ambientes molhados. A madeira, quando absorve líquido e umidade, se desgasta e surgem manchas. Já na cerâmica esse processo não acontece devido a ausência de absorção de líquidos.

Manchas no piso de madeira de carvalho europeu podem ser retiradas com o auxílio de uma solução com água, ou em casos maiores, com uma aplicação de verniz. Da mesma forma, com solução de limpeza e água, é possível retirar manchas dos outros dois tipos de revestimento.

Estética do revestimento

Apesar dos pisos de carvalho europeu apresentarem uma gama grande de opções, os revestimentos cerâmicos e de porcelanato apresentam uma variedade ainda maior de acabamentos e estilo em razão da madeira ser um material natural.

No entanto, o efeito de aconchego gerado pelo piso de carvalho europeu não é criado pelos dois outros revestimentos.

Decoração com o Piso de Madeira

As madeiras utilizadas nas decorações das empresas e escritórios melhoram a qualidade do ambiente em diversos aspectos. Ela pode expressar melhor a identidade do local se aliada a alternativas criativas e bem estudadas, para que os objetivos da organização sejam bem expostos no cômodo.

Neste caso, toda a decoração deve estar aliada a uma boa iluminação, local limpo e que transmita conforto e segurança para aqueles que ali trabalham.

Que tal investir na decoração de sua empresa? Já tem alguma ideia? Comente para nós o que pensou!

A cozinha é um ambiente movimentado e de alto impacto em suas superfícies. A queda ocasional de uma faca afiada ou garfo, pode danificar o seu piso de madeira. São vários desafios diferentes que o seu pavimento terá de enfrentar.

Embora a madeira seja um material aceitável para este espaço, será necessária alguma manutenção constante.

Sendo assim, veja tudo que precisa saber sobre piso de madeira na cozinha:

Durabilidade dos piso de madeira

Embora os pisos de madeira custem mais do que a maioria das alternativas, eles também tendem a durar muito mais tempo.

Pois, estes materiais podem obter uma reforma completa a cada poucos anos, o que permite que o piso possa durar por um bom tempo.

Antes de iniciar o processo de instalação, você precisa verificar se existe uma garantia desses materiais de madeira.

Leia com atenção para ver se alguma coisa no contrato menciona que a proteção oferecida será cancelada se for instalada em uma cozinha ou em qualquer espaço onde a água possa ser um perigo.

Depois que um piso de madeira é instalado em uma cozinha, sua superfície precisa ser protegida com um agente de vedação que impeça a penetração de umidade e outras substâncias.

A coisa mais importante que você pode fazer para cuidar dos seus pisos de cozinha de madeira é manter a vigilância constante sobre eles. Se derramar alguma coisa, limpe-a imediatamente e nunca permita que a água fique na superfície por muito tempo.

A cozinha é uma área bastante volátil, então você precisará reaplicar o agente de acabamento a cada poucos meses, uma vez que ele começa a se desgastar.

Como cuidar do seu piso de madeira

Quando o chão começa a ficar danificado e desgastado, você também tem a opção de retoque. Isso envolve lixar a superfície para baixo após o acabamento e quaisquer outros defeitos e, em seguida, reaplicar as camadas de proteção desejadas, dessa forma, o seu piso de madeira ficará sempre em bom estado.

Apesar dos problemas, a madeira é um material bonito e se for usado em outros cômodos e não apenas instalação da cozinha pode ajudar a unir este espaço com o design do resto da casa. Isso é especialmente útil em projetos de piso aberto, em que as cozinhas se estendem perfeitamente nas áreas de convivência.

Considerado por muitos como a melhor opção de piso, a madeira nunca sai de moda. Este piso é clássico, além de emprestar beleza natural e calor à sua cozinha. Com os cuidados apropriados o piso de madeira pode ser diferencial na sua cozinha.

Ao planejar o piso de banheiros, os tipos de materiais escolhidos geralmente são porcelanatos e cerâmicas, porém a madeira pode ser uma opção cheia de benefícios e colocar piso de madeira no banheiro se tornou uma ótima opção! A madeira traz conforto, mantém o ambiente aconchegante e menos frio também. Escolher esse tipo de revestimento está cada dia mais presente no planejamento de residências.

Há quem diga que é impossível utilizar madeira em um local úmido como o banheiro, mas a resposta é que se usada da forma correta e no ambiente adequado, a madeira é uma aliada no bem-estar e na arquitetura da casa no geral. Confira como utilizar madeira no banheiro!

Onde e como usar madeira no piso do banheiro?

O banheiro é um ambiente que possui umidade: seja no chão do box e no próprio ambiente, por causa do vapor. Portanto, a regra número um quando se trata de piso de madeira é não usar esse revestimento no box, pois a madeira não irá reagir bem.

A quantidade de água é constante e em grande quantidade durante o banho, por exemplo.Utilize a madeira em outros ambientes do banheiro, onde o chão não terá contato direto com a água. Aproveite para impermeabilizar e tratar o material, trazendo uma maior proteção e durabilidade, assim como se atente na escolha da madeira: o ideal é escolher um tipo resistente e natural, para ter um bom resultado.

Além de ser aconchegante, a madeira também é um ótimo complemento para a decoração da residência, sem contar que é um material facilmente encontrado, possui várias tonalidades e sua presença por si só já traz sofisticação para qualquer ambiente.

A dica é juntar o piso de madeira com uma decoração clara do banheiro em geral, conferindo um contraste harmônico. Opte por cores neutras que não irão ofuscar a cor natural e rica da madeira!

Cada tipo de madeira possui suas características e como dito anteriormente, as mais resistentes e fortes são as mais indicadas para serem usadas no piso do banheiro. Para te ajudar com isso, separamos as melhores madeiras a serem usadas nessa ocasião:

  • Madeira Ipê;
  • Madeira Cumaru;
  • Madeira Jatobá;
  • Madeira Maciça.

Antes de instalar suas peças de madeira no piso do banheiro, certifique-se que a madeira está totalmente seca e sem nenhum tipo de sujeira ou poeira antes de receber qualquer acabamento. Ainda na etapa do pré acabamento, preste atenção se a madeira possui alguma mancha, arranhão ou marca, pois se você quiser lixar, o indicado é nessa hora. E após esse processo, instale o seu piso com segurança e uma equipe especializada.

Tipos de madeira

Madeira Cumaru

Madeira Cumaru

Madeira Peroba Rosa

Madeira Peroba Rosa

Madeira Grápia

Madeira Grápia

Madeira Tauari

Madeira Tauari

Madeira Peroba Dourada

Madeira Peroba Dourada

Madeira Sucupira

Madeira Sucupira

Madeira Jatoba

Madeira Jatoba

Madeira Ipê

Madeira Ipê

Madeira Amendoim

Madeira Amendoim

Madeira Marfim

Madeira Marfim

Madeira Peroba Mica

Madeira Peroba Mica

Madeira Carvalho Americano

Madeira Carvalho Americano

Madeira Carvalho Europeu

Madeira Carvalho Europeu

Madeira Cumaru Rústico

Madeira Cumaru Rústico

Madeira Peroba Rústico

Madeira Peroba Rústico

Madeira Amêndoa

Madeira Amêndoa

Madeira Guajuvira

Madeira Guajuvira

Madeira Maciça

Madeira Maciça

Madeira Muiracatiara

Madeira Muiracatiara

Madeira Peroba Clara

Madeira Peroba Clara

Madeira Peroba Demolição

Madeira Peroba Demolição

Madeira Cumaru Demolição

Madeira Cumaru Demolição

Madeira Bambu

Madeira Bambu

Nós te ligamos