5 dicas para conservar o piso laminado

Seus pisos laminados podem parecer tão bons quanto pisos de madeira, mas isso não significa que você deve limpá-los da mesma maneira. Os pisos laminados necessitam de cuidados especiais porque, ao contrário do piso de madeira de lei, a superfície não pode ser apenas lixada e receber acabamento no caso de manchas ou danos.

Para evitar substituições dispendiosas, é essencial manter os pisos e tratá-los com cuidado. Se você tem novos pisos laminados ou apenas quer que sua superfície existente pareça tão boa quanto no dia em que foram instalados, veja como limpá-los:

Cuidados na limpeza

Antes de começar a limpeza, consulte as instruções do fabricante para os seus pavimentos. A marca pode ter recomendações específicas com base nos materiais utilizados. A maioria das empresas tem guias detalhados de produtos e instruções sobre como limpar pisos laminados em seus sites.
Ao derramar alguma bebida ou alimento sobre seu laminado, limpe o mais rápido possível com algum tipo de material absorvente. Esta ação ajuda a impedir manchas permanentes. Os líquidos podem danificar o piso laminado, por isso é fundamental minimizar a exposição a eles.
Para a limpeza rotineira, aposte na solução água e detergente neutro. Se desejar uma limpeza mais profunda, dilua em água algum produto de ação desinfetante não abrasivo próprio para este fim.
O pano deve ser embebido em um balde com a solução e bem torcido, pois o laminado não aceita pano molhado, já que pode causar alguns danos. Nunca passe também enceradeiras, lixas, cera ou produtos à base de silicone.

Cuidado com arranhões

Pisos laminados podem arranhar então você vai querer usar uma vassoura de cerdas macias ou um esfregão de pó para varrer detritos. Se você estiver aspirando, tenha cuidado com as rodinhas que podem arranhar a superfície.
As pequenas sujeiras como areia e terra que trazemos da rua em nossos calçados, embora pareçam inofensivas, podem causar danos ao seu piso laminado. Uma solução simples é deixar sempre um tapete na porta de casa, para que todos que cheguem tenham onde limpar os pés antes de entrar.
Em caso de precisar arrastar móveis pesados em ambientes com piso laminado instalado, coloque um tapete ou proteção similar embaixo do objeto para evitar algum atrito sob pressão com eventuais pregos ou formas pontiagudas.
O piso laminado resiste melhor a contatos de pequena abrasão como cadeiras, sapatos etc. Porém pressões muito grandes com carga concentrada em uma pequena extremidade (como pregos e lascas) irão com certeza amassar a superfície.

Evite usar muita água

Não é recomendado jogar água diretamente nos pisos laminados, pois a água pode infiltrar-se pelos encaixes e a umidade pode causar diversos danos. Felizmente, você pode limpar este tipo de piso facilmente com apenas um esfregão de microfibra ligeiramente úmido.

Cuidado com o que é aplicado sobre o piso

Ao derramar alguma bebida ou alimento sobre seu assoalho de madeira, limpe o mais rápido possível com algum tipo de material absorvente. Esta ação ajuda a impedir manchas permanentes. Os líquidos podem danificar o piso laminado, por isso é fundamental minimizar a exposição a eles.
Produtos de limpeza regulares podem deixar riscos e resíduos ou danificar o selante de proteção dos pisos. Se você usar limpador de laminado, faça isso com moderação e aplique-o no pano de microfibra ou microfibra, e não diretamente no chão. Nunca use cera ou polimento em pisos laminados.

Cuidado com o ambiente

Para que seu piso laminado tenha uma durabilidade maior, é preciso ficar atento ao ambiente em que será instalado. Por não ser indicado que sejam molhados, não é recomendada a sua instalação em ambientes como cozinhas, banheiros ou áreas externas descobertas.
Além disso, a incidência constante de luz solar também pode gerar prejuízos estéticos ao laminado, causando desbotamento e mudança de cor. Se tiver esse problema na sua casa, aposte em persianas e cortinas para ajudar a minimizar o impacto causado.

O piso laminado é uma das melhores soluções para revestir a casa. Com custo atrativo, une conforto, beleza e praticidade. Apresenta grande variedade de padrões de madeira, que reproduz o aspecto da madeira natural, combina com os mais variados estilos de decoração e ambientes internos.

Agora que você sabe como cuidar dele corretamente, com certeza o seu piso irá manter suas características por muito tempo!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]