Quais as diferenças entre piso pronto e assoalho?

Na hora de escolher o revestimento do chão de um ambiente, inúmeras dúvidas surgem e a variedade de opções acaba tornando esse processo ainda mais complicado. São muitas as opções: piso pronto, assoalho de madeira, laminados, vinílicos, entre outros. Dentro da classificação assoalho de madeira, encontram-se os tacos de madeira constituídos por madeira maciça, muito requisitados em projetos de decoração.

Nesse artigo vamos focar nas diferenças entre as duas primeiras opções de revestimentos citadas para facilitar sua escolha na busca do piso ideal!

Quais são as principais características do piso pronto?

É de extrema importância conhecer as diferenças entre o piso pronto e o assoalho de madeira antes da compra. Entre as semelhanças, ambos são compostos pela mesma matéria prima: a madeira em formato de tábuas. No entanto, a função entre eles é diferente e cada um atende a necessidades específicas no ambiente.

O piso pronto possui tábuas mais curtas e encaixes do tipo “macho/fêmea” nos quatro lados instalados com cola PU e encaixes, caracterizando uma instalação mais simples, sem a necessidade de lixar e serrar. O piso pronto já vem também com verniz de fábrica e não necessita de raspagem ou acabamentos. Assim que instalado, já é possível utilizar o ambiente!

Quais são as estruturas que compõe o piso pronto?

São três as variações principais de estrutura do piso pronto: multistrato, multiestruturado, multilaminado. Iniciando pelo multistrato, essa estrutura se caracteriza por ser composta de camadas de madeira intercaladas em sentidos contrários entre madeiras nobres e inferiores. Já o piso multiestruturado é muito semelhante ao multilaminado possuindo como grande diferença o fato de ter a madeira nobre das lâminas internas mais espessa. Por último, a estrutura multilaminada é composta por um revestimento externa de madeiras nobres e interno de madeiras de reflorestamento.

Cabe ressaltar que, se seu objetivo é encontrar um piso de alta força e resistência, o piso pronto não se encaixa nessas características. O revestimento mais resistente, composto totalmente por madeira maciça, é o taco de madeira.

Quais são as principais características do assoalho de madeira?

Os assoalhos, do tipo taco de madeira, são fabricados em madeira maciça e tábuas maiores que já vem cortadas de fábrica. Sua instalação pode acontecer com pregos, parafusos ou cola. Após sua instalação, deverá ser realizada a raspagem e calafetação das juntas, além da aplicação do acabamento em verniz ou cera para finalizar a implantação. Assim, a instalação desse tipo de piso é mais trabalhosa que a do piso pronto. Dentre as variações de madeira mais comuns para os tacos de madeira, estão: ipê, cumaru, jatobá, perobinha.

Quais são as estruturas que compõe o assoalho de madeira?

As variações de estrutura dos assoalhos de madeira são inúmeras: tacos de madeira, clássicas, de demolição, parquets, decks, entre outras. Iremos diferenciar essas quatro estruturas nesse artigo.

O taco de madeira, geralmente com uma tonalidade mais escura, é um revestimento composto por madeira maciça que permite grande criatividade na instalação constituindo um desenho ao longo do projeto. No entanto, esse tipo de assoalho não deve ser utilizado em áreas molhadas. Necessita de pouca ou nenhuma manutenção e possui uma instalação mais demorada que os demais.

As clássicas se caracterizam como um revestimento de alta durabilidade, resistência e elegância. Constituído por madeiras nobres conferem beleza a qualquer ambiente e são fixados com o auxílio de pregos e parafusos. Pela razão de ter uma matéria-prima mais espessa possui um preço mais elevado.

O piso de madeira de demolição, geralmente provenientes de madeiras nobres e por vezes até extinta, consiste em um reprocessamento da madeira adquirida de demolições. Com a recuperação dessas peças, elas passam a ser reutilizadas gerando um efeito rústico muito valorizado por arquitetos e decoradores.

Por fim, o tipo parquet, mais comum em casas e apartamentos antigos, consiste em uma junção de pequenas peças de madeira resultando em um desenho geométrico. Sua instalação é difícil e demorada, pois é necessário deixar um espaço para dilatação.

Já o deck de madeira é ideal para o revestimento de ambientes externos em áreas molhadas como piscina, jardins, sacadas, saunas. A madeira que compõe o deck precisa ser de alta resistência para suportar as intempéries climáticas sem sofrer muitos danos. O deck de madeira deixa o ambiente mais charmoso e proporciona conforto térmico mesmo nos dias de verão.

Conte com a Kapor Pisos

Aqui na Kapor Pisos, a realização de seu projeto é eficaz, a Kapor procura entender cada estilo de seus clientes, tratando-os como indivíduos com gostos e costumes diferentes. Dessa maneira, conseguimos compreender suas necessidades. Só aqui seus sonhos se tornam realidade.

Quer mais informações? Solicite um orçamento agora mesmo!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]