O que são os forros de madeira?

A aposta em forros de madeira para criar ambientes exclusivos e rústicos ou se aliar à decoração contemporânea de uma residência. O forro de gesso continua sendo a opção mais usada nos dias atuais, e logo em seguida, vem o forro de madeira. Engana-se quem pensa que o último se encaixa apenas no estilo de decoração rústico. Pelo contrário, o forro de madeira é um grande aliado em qualquer tipo de decoração. Ele é um revestimento para o teto versátil, resistente e aconchegante visto o grande potencial da madeira. Também proporciona isolamento térmico e pode ser aliado ao projeto de iluminação.

Os tipos de madeira

Para implementar o projeto para o revestimento do teto com forro de madeira, utilizam-se as lâminas, lambris ou placas de madeira. Pode-se até mesmo aplicar tinta em cima delas para um visual mais colorido ou aproveitar a tonalidade natural da matéria-prima. Dentre os tipos de madeira mais utilizados para os forros estão o jatobá, pinus, angelim, eucalipto, ipê, cumaru e cedro. Esses são os tipos mais resistentes ao ataque de cupins pela sua durabilidade.

Como fazer a instalação?

O primeiro passo para a instalação de forros de madeira é a contratação de uma equipe especializada nesse serviço para não ocorrerem problemas e prejuízos, pois a madeira é uma matéria-prima delicada que exige cuidados específicos. A forma mais comum de instalação são com os encaixes macho/fêmea das tábuas e existem possibilidades de criar forros fixos ou removíveis. No entanto, instalações com tábuas de madeira utilizando pregos e parafusos também são métodos bastante utilizados.

Propostas nos diversos ambientes

As possibilidades de propostas de decoração são infinitas e se adaptam aos ambientes da casa. Quando há o desejo de criar um espaço mais masculino, deve-se optar pelo forro de madeira com tonalidades mais escuras. Por outro lado, em casas de praia, geralmente opta-se por deixar a madeira em sua cor natural ou pintar de branco. Nas áreas mais íntimas da casa, como os quartos, o forro de madeira transmite relaxamento e conforto. No entanto, nos cômodos mais úmidos, como banheiro, cozinha ou locais externos, é necessário utilizar impermeabilizantes para pintar o forro e evitar estufamentos, fungos e pragas.

Manutenção

Uma peça de madeira bem tratada pode durar uma vida inteira, mas para isso, alguns cuidados são imprescindíveis.  A preparação da madeira com verniz ou impermeabilizantes é muito importante, assim como a aplicação de venenos se for infestada por cupins.

No caso de madeira pintada, para trocar a coloração ou retornar ao tom original, é necessário fazer a lixagem da superfície, e posteriormente, aplicar verniz. Em ambientes úmidos é necessária uma manutenção a cada dois anos para retirar o mofo aplicando um verniz após a limpeza.

Vantagens dos forros de madeira

Primeiramente, é impossível negar que uma decoração com forro de madeira passe despercebida sobre os olhares. A estética é um grande diferencial desse tipo de revestimento, ainda mais se utilizado no teto. A sensação de conforto também é uma característica levada em consideração por quem escolhe esse tipo de forro. As propriedades da madeira também controlam a reverberação dos sons e a regulação da temperatura fornecendo efeito termoacústico. Além disso, o custo-benefício é grande, pois a durabilidade e resistência do material é alta.

Ideias de decoração

Em casas de praia ou campo, a proposta de unir a madeira nos revestimentos com grandes vidros como paredes se faz ideal para permitir que o verde do ambiente externo adentre a residência. A utilização de tons brancos na decoração ampliam o local e trazem modernidade.

Conte com a Kapor Pisos na instalação do seu forro de madeira

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação do seu forro, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre os forros de madeira

Ligue para (11) 3093-2010 ou Kapor pisos para fazer um orçamento grátis!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]