Saiba como fazer para limpar seu piso de madeira

Você abre a sua casa ou empresa recém-inaugurada e com um piso de madeira instalado novinho em folha para receber os amigos e comemorar a conquista com quem ama. Até o momento em que derrubam algum líquido no piso e aí a dor de cabeça pode começar se não agir imediatamente.

O piso de madeira tem uma restrição séria que não pode ser esquecida em nenhuma hipótese: líquidos. Quando entram em contato, mesmo que a madeira seja tratada e alterada quimicamente, mas que não passe por um tratamento para prolongar sua vida útil, a chance de apodrecimento é grande por causa das bactérias e micro-organismos que se alimentam da própria madeira. Isso vale para todos os produtos à base do material e os pisos não ficam de fora.

Agora que sabemos que líquidos e madeira não se combinam, o que fazer quando uma situação que houve no início deste post acontecer ou como proceder no dia a dia? Saber o que fazer nestes casos ajuda na manutenção da madeira e no aumento da sua vida útil. Saiba como fazer para limpar seu piso de madeira nestas situações:

Acidentes domésticos

A primeira coisa que deve ser feita quando o líquido cair é providenciar imediatamente dois panos, um detergente neutro e limpar com rapidez. Aplique duas gotas do detergente na sujeira e utilize o pano pequeno seco ou levemente úmido para retirar a sujeira no primeiro momento, evitando que o mesmo penetre pelas réguas dentro da estrutura do piso. Depois, passe um pano seco para limpar o local e tirar o excesso de umidade presente, evitando que seja absorvido pelo piso e possa danificar ao longo do tempo.

Limpeza diária

Para limpar diariamente o seu piso de madeira, escolha sempre usar uma vassoura com cerdas macias, uma vassoura elétrica ou um aspirador de pó para uma limpeza simples, varrendo toda a extensão e retirando o pó que fica superficialmente em cima do piso.

Na hora de passar o pano, você pode usá-lo levemente úmido para tirar o excesso que a vassoura não conseguiu retirar. Uma vez na semana, pode ser umedecido com desinfetante para higienizar o local. E depois passar o pano seco para retirar o excesso de umidade. Agora, quantas vezes o pano úmido deve ser utilizado? A recomendação é de no máximo duas vezes na semana, para não acelerar o desgaste da madeira do piso.

O que usar quando cair o líquido no piso?

Um dos erros que mais aparecem quando o piso estraga é quando utilizam o produto errado para tirar a sujeira do líquido que fica na queda. Neste caso, é necessário saber o que usar para cada situação. Confira:

Suco, vinho, refrigerante e café: um balde com água, detergente neutro e álcool.

Manchas de óleo e gordura: Detergente puro no local apenas.

Esmaltes: acetona em pequena quantidade diretamente no local.

Batom ou tinta látex: água e detergente neutro.

Uma última dica: aplique verniz de tempos em tempos na madeira para protegê-lo e dar mais vida ao produto. Depois de saber as nossas dicas, fique tranquilo e cuide de aproveitar os bons momentos da vida na sua casa ou no seu negócio.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]