Como é feita a instalação do rodapé de madeira?

Os detalhes fazem toda a diferença em qualquer projeto. Um desses detalhes é o rodapé, um tipo de acabamento que emoldura o piso e valoriza o ambiente. Além disso, protegem as paredes e deixam o ambiente mais bonito. Mas você sabe como é a instalação do rodapé de madeira?

Por que fazer a instalação do rodapé de madeira?

No mercado, existem rodapés feitos com diferentes tipos de materiais, como PVC e até mesmo porcelanato. Entretanto, a instalação dos rodapés de madeira continua sendo uma ótima opção. Isso porque ajuda a criar um ambiente mais sofisticado, ao mesmo tempo em que oferece aconchego ao ambiente e também um ar rústico.

Além disso, o rodapé de madeira funciona como uma moldura, dando o destaque preciso para o piso e para a parede. A sua instalação ainda protege as bases da parede próximas ao piso contra possíveis danos, como os causados por batidas, ferramentas de limpeza e outros.

Escolhendo o melhor rodapé de madeira

O rodapé de madeira pode ser fabricado de diferentes formas, o que possibilita inúmeras possibilidades de decoração. Dessa forma, eles podem ser escolhidos inclusive em diferentes dimensões, permitindo maior versatilidade e atendendo qualquer necessidade de instalação.

A forma mais clássica de escolher o melhor rodapé de madeira, é combinando esse acabamento com o piso. Usar o rodapé e o piso do mesmo material dá a impressão de que o ambiente é um pouco maior, já que o piso se estende para a parede. Contudo, quem gosta de uma inspiração arquitetônica mais atual e moderna, a dica é optar por piso e rodapé de materiais diferentes.

É válido lembrar que não se deve fazer a instalação de rodapé de porcelanato em um ambiente com assoalho de madeira. O contrário, entretanto, pode ser feito: a instalação do rodapé de madeira sobre porcelana. Nesse caso, a madeira do rodapé pode combinar com as portas e batentes, de forma a manter a harmonia do projeto.

Quais as vantagens da instalação do rodapé de madeira?

A instalação de um rodapé alonga o ambiente, que apresentará maior profundidade. Além disso, dificulta a absorção de umidade, oferecendo proteção. Mas quando se fala especificamente sobre a instalação do rodapé de madeira, as vantagens são:

  • Durabilidade: se os cuidados necessários forem tomados, o rodapé de madeira tem uma durabilidade longa;
  • Estético: a madeira tem uma aparência elegante, independente da tonalidade, o que valoriza não só o piso, mas o ambiente como um todo;
  • Aconchego: a madeira é um material que traz a sensação de que o ambiente é quentinho e aconchegante;
  • Limpeza: o rodapé de madeira é super simples de limpar, sendo uma excelente opção para quem busca por praticidade;
  • Resistência: a madeira e muito resistente a impactos, sendo difícil danificar um rodapé feito com esse material.

Preparação para instalação do rodapé de madeira

Antes de iniciar a instalação do rodapé de madeira, é preciso verificar as condições da parede. Isso porque ela não pode estar úmida ou descascando. Também é interessante remover o excesso de poeira, pois qualquer impureza que estiver presente pode interferir na aderência do rodapé.

Não se deve usar panos umedecidos para a limpeza da parede ou do rodapé, e é necessário lixar a superfície em que ele será fixado. Além disso, lembre-se que a instalação do rodapé de madeira deve ser feita por um profissional especializado, o que garantirá a perfeição do acabamento.

Instalação do rodapé de madeira

O primeiro passo para fazer a instalação do rodapé de madeira é cortá-lo de acordo com as medidas para cada parede. Por esse motivo, o recomendado é comprar 10% a mais de material do que o necessário, pois os recortes resultam em desperdício. Dessa forma, evita-se precisar voltar à loja para uma nova compra. É importante fazer ângulos nas pontas para a junção entre as paredes perpendiculares.

O próximo passo é utilizar cola, massa ou silicone próprio para madeira na superfície traseira do rodapé e espalhando por todo o comprimento da peça, vedando todos os espaços entre a parede e o acabamento. Se a pintura ou envernizamento tiver sido feito antes da instalação, é possível realizar os retoques após ter o rodapé instalado.

Cuidados na instalação do rodapé de madeira

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de realizar a instalação do rodapé de madeira, como por exemplo:

  • O corte do rodapé de madeira deve ser realizado com serra meia esquadria;
  • A instalação do rodapé de madeira pode ser feita com cola PVA ou qualquer outra que seja indicada para madeira e alvenaria;
  • A instalação também pode ser feita com buchas e parafusos, porém é necessário ter cuidado com seu uso, pois podem marcar a madeira e causar trincos no rodapé;
  • No caso de utilizar pregos ou parafusos, o acabamento deve ser feito com massa acrílica para disfarçar e esconder os fixadores.

Conte com a Kapor Pisos

Aqui na Kapor Pisos, a realização de seu projeto é eficaz, a Kapor procura entender cada estilo de seus clientes, tratando-os como indivíduos com gostos e costumes diferentes. Dessa maneira, conseguimos compreender suas necessidades. Só aqui seus sonhos se tornam realidade.

Quer mais informações? Solicite um orçamento agora mesmo!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]