Qual a medida da viga para telhado?

A melhor viga para telhados é aquela feita de madeira, sobre isso não há dúvida, mas ao mesmo tempo existem questionamentos sobre o tipo de madeira e a medida da viga para usar nessa estrutura.

É essencial saber qual seria a medida certa para uma viga de telhado para que você tenha a certeza de que não irá ter gastos a mais e totalmente desnecessários na sua obra.

Por isso, o objetivo desse artigo é mostrar tudo sobre qual seria a melhor medida de viga para o seu telhado, de modo a auxiliar a sua tomada de decisão.

Acompanhe!

Madeira para viga de telhado

A primeira coisa sobre a qual precisamos falar, antes mesmo de definir a medida da viga de telhado, é qual o tipo de madeira ideal para essa estrutura.

A verdade é que há muitas madeiras que caem bem nas vigas de telhados, entre elas as seguintes:

  • Garapeira: é uma madeira que possui como diferencial mais importante a resistência natural contra a presença dos cupins. Ela tem um valor que é bem intermediário em comparação aos outros tipos, além de ser resistente também contra os chamados estresses mecânicos e à umidade
  • Maçaranduba: essa é uma madeira do tipo nobre e que tem um preço bem mais acessível do que outras disponíveis no mercado. Ela é muito dura e por isso costuma ser prioridade para telhados, ao possuir uma resistência bem maior e suportar uma quantidade maior de pesos e choques mecânicos
  • Sucupira: essa é uma madeira bastante comum dentro do setor imobiliário, apesar de ser difícil encontrar ela para utilização nos telhados. Esse tipo de madeira também tem uma fiscalização maior pelos órgãos ambientais, por isso o valor dela costuma ser maior, o que faz com que muitas pessoas não optem por ela
  • Eucalipto: esse tipo de madeira maciça é uma das mais baratas que você pode encontrar no mercado, já que em território nacional há um extenso cultivo dela. Apesar de não ser a preferida de muitas pessoas para o telhado, por não ser tão resistente, um bom tratamento dela garante que a mesma irá ter uma duração bem maior
  • Peroba rosa: mais um tipo de madeira nobre que está muito disponível no mercado para fazer vigas para telhado é a peroba rosa. O grande problema dela está no seu preço, mas também na dificuldade em encontrá-la para colocar no telhado, o que para muitas pessoas a tornar totalmente inviável

Vigas de telhado: Saiba qual é a medida dela para a sua estrutura

O uso de madeira para vigas de telhado faz com que seja importante saber também mais sobre as medidas certas para utilizar o material nesse tipo de estrutura.

As vigas são elementos importantes que sustentam o peso do telhado, apesar de que podem também muito bem ter a sua aplicação em outras estruturas, como os assoalhos.

Mas em relação ao telhado, qual seria a medida ideal para esse tipo de viga?

A indicação principal é que as vigas tenham de 5×12 cm a 6×12 cm ou ainda 6×16 cm, na largura, com um comprimento que pode ir de 2,5 até 5 metros, o que irá garantir maior segurança e estabilidade à estrutura.

Conclusão

Como você viu, a viga de madeira para telhado é uma estrutura que faz bastante sucesso no mercado por conta dos diversos benefícios proporcionados por ela.

Neste texto, você conheceu um pouco mais sobre as melhores madeiras para essas vigas e ainda sobre quais as medidas que são mais seguras para elas serem aplicadas em um telhado.

Gostou do artigo de hoje sobre qual a medida da viga para telhado?

Conte com a Kapor Pisos na instalação da sua viga para telhados

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação da sua viga para telhados, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre as vigas para telhados

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]