Quais os modelos de uma madeira ripada?

O revestimento ripado de madeira é um dos preferidos da maioria das pessoas que desejam um piso desse material.

Você pode utilizá-lo nos mais diferentes ambientes que desejar, sejam eles internos ou nas áreas externas, residenciais ou ainda comerciais, de grande ou de pequeno porte.

Essa opção é extremamente bonita, permite que você escolha entre os mais diferentes tipos de desenhos ou formatos, além de cores distintas, e ainda é totalmente atemporal.

Mas quais são afinal os modelos de uma madeira ripada?

Isso é o que você vai ver aqui a partir de agora neste texto, tanto em termos de tipo de madeira quanto do tamanho das ripas, por exemplo.

Vamos lá!

Quanto ao tipo de madeira

Em relação ao tipo de madeira, os modelos podem ser feitos com madeiras naturais como a cumaru, a freijó ou ainda a imbuia.

Apesar de populares no passado, hoje em dia é muito difícil encontrar modelos com madeiras avermelhadas, como é o caso do Ipê, por exemplo.

O painel ripado feito de madeira, em geral, não faz uso dos MDF laminados ou ainda de compensados navais, porém, isso pode acontecer em alguns casos, apesar de não ser a melhor indicação.

Mesmo que esse tipo de material amadeirado funcione bem quanto ao seu objetivo, o fato é que o resultado não é o mais atrativo do ponto de vista estético.

Afinal, quanto mais mole e frágil forem as madeiras utilizadas para fazer os ripados, piores serão os resultados que você vai conseguir.

Em termos de acabamentos, que é feito a partir de selador acetinado ou selador fosco é o mais popular e mais moderno.

No caso do uso do painel ripado nos ambientes externos, a indicação é sempre do uso do verniz acetinado ou verniz fosco.

Quanto ao tamanho das ripas

Os modelos de uma madeira ripada também podem variar em relação ao tamanho das ripas.

O tamanho delas, aliás, irá impactar diretamente no desenho final, então ele pode variar muito dependendo das ripas usadas.

A largura da ripa e também a largura ou a profundidade do friso é o que mais diferencia os painéis e os desenhos deles.

Se você optar por criar modelos de painéis ripados com aquelas ripas mais finas, então é muito importante que a madeira que você irá utilizar seja definida corretamente.

As madeiras para painéis com ripas mais finas devem ser aquelas que apresentam uma maior dureza, para evitar que elas quebrem com muita facilidade.

Um último ponto a respeito do modelo em relação ao tamanho das ripas é que deve-se evitar usar frisos que sejam muito finos e que tenham uma grande profundidade.

Isso porque os frisos desse tipo podem acabar sendo muito difíceis de limpar, ainda mais no caso deles estarem nas áreas externas.

O que acaba acontecendo é o acúmulo de sujeiras e até mesmo de bichos, como ratos e baratas, o que vai trazer uma enorme dor de cabeça para você.

Conclusão

Como você viu, os modelos de ripado de madeira variam muito de acordo com diferentes fatores, principalmente em relação à largura da madeira e ao tipo de material que irá usar.

Neste texto, você pôde ver um pouco mais sobre quais são os modelos principais em um painel feito com madeira ripada, o que ajuda muito no momento de tomar a sua decisão.

Lembre-se sempre de comprar as madeiras ou o painel já pronto com uma empresa com experiência e credibilidade no mercado, o que ajudará a trazer ótimos resultados para seus objetivos.

Gostou do artigo de hoje sobre quais os modelos de uma madeira ripada?

Conte com a Kapor Pisos na instalação do seu deck de madeira

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação do seu deck de madeira, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre os decks de madeira

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]