O que é a madeira de carvalho?

A madeira de carvalho está entre os tipos mais importantes dentro da construção civil, por isso mesmo é comum as pessoas optarem por ela para que a utilizem como revestimentos de pisos e paredes.

Aqui neste artigo, nosso objetivo é falar um pouco mais sobre esse tipo de madeira, em especial aquela variedade que é o carvalho americano.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então vamos lá!

Entenda mais sobre o carvalho

O carvalho trata-se de um tipo de madeira muito bem vista dentro de diversos setores, com uma característica principal que é a sua durabilidade.

Além disso, algumas outras características desse tipo de madeira é que ela é bastante pesada e conta com anéis que possuem fortes marcações em sua superfície.

A parte interna dessa madeira possui tonalidades que são um pouco mais escuras, em contraste com a parte externa, que conta com tons mais amarelados.

O seu uso é bastante comum dentro da construção civil, para pisos e revestimentos de paredes, justamente pela sua alta resistência contra:

  • Ataque de micro-organismos ou de pragas, como cupins
  • Os impactos, como de móveis
  • A presença de umidade

Com isso, você pode tranquilamente apostar em um revestimento feito de carvalho com a certeza de que o mesmo não irá sofrer uma deterioração rápida no seu local de instalação.

A madeira do carvalho também é muito famosa pelo seu uso na fabricação de barris, seja para colocar whisky ou vinho, já que esse material não apodrece, mesmo que ele esteja em contato direto com líquidos, como a própria água.

O uso da madeira do carvalho

De acordo com o que mencionamos anteriormente, essa madeira é ideal para a fabricação de barris, mas a sua parte interna, em especial, faz sucesso dentro do ramo de mercenária e de carpintaria.

A partir dela, é possível construir não só móveis e portas, mas também tábuas e vigas que podem servir como revestimento para piso e para paredes.

Nas construções, portanto, o carvalho de madeira é muito famoso e você pode encontrar de dois tipos principais: o americano e o europeu.

O carvalho tipo americano

O carvalho americano é uma madeira que tem como características principais sua alta resistência, sua fortaleza e o fato de que é bastante pesada.

Ela conta com alguns desenhos que são bem característicos e com uma cor que é muito atraente para as mais diferentes finalidades dentro da decoração e da construção.

Este tipo de madeira, por mais que seja duro, é bem fácil de trabalhar e ela tem uma alta resistência contra o ataque de micro-organismos, o que a faz ser muito durável.

A sua beleza a torna ideal para os ambientes que sejam mais amplos e nos quais se deseja uma maior sofisticação.

Todos esses pontos positivos fazem com que o carvalho tipo americano caia muito bem para as mais diferentes utilizações, tanto para estruturas que sejam internas quanto externas.

Você também pode usá-las para criar móveis rústicos, o que amplia muito o repertório deste material dentro do seu imóvel.

Conclusão

Como visto aqui, a madeira de carvalho é uma das principais do mercado na atualidade e isso se deve às enormes vantagens que ela proporciona ao local quando do seu uso em paredes e pisos como revestimento. 

Neste texto, você conheceu mais sobre este tipo de madeira, bem como viu a respeito da madeira de carvalho tipo americano, uma ótima indicação para quem quer custo-benefício para revestimentos no seu imóvel.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a madeira de carvalho?

Conte com a Kapor Pisos na instalação do seu piso de carvalho americano

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação do seu piso de carvalho americano, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre as vigas para telhados

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]