Qual madeira usar para painel ripado?

Uma das dúvidas de quem deseja ter painel ripado de madeira em seu imóvel é saber qual madeira usar na produção dessa estrutura.

Este material, seja ele qual for, dará ao ambiente uma estética moderna e sofisticada, além de ser uma estrutura muito versátil e totalmente atemporal.

Dessa forma, ela cai bem em praticamente qualquer ambiente e pode ser aplicada em vários tipos de estilos decorativos.

Porém, fica a dúvida: que madeira utilizar em um painel desse tipo? Isso é o que você conhecerá agora neste conteúdo completo sobre o tema! Acompanhe!

Painel de madeira ripado: Saiba o que é

O painel de madeira ripado é uma estrutura que muitas pessoas sonham em ter no seu imóvel, pois ela é extremamente versátil e cai bem em qualquer ambiente, praticamente.

É possível utilizar este painel, por exemplo, em sua sala de estar ou no quarto como painel para a TV.

Além disso, ainda há como utilizá-lo na forma de suporte para um jardim vertical ou ainda como um divisor de cômodos.

A enorme versatilidade e a beleza única que esse tipo de estrutura proporciona a qualquer lugar explica um pouco do apelo junto ao público, independentemente da madeira que foi usada na construção do painel.

Entretanto, escolher uma boa madeira faz enorme diferença porque garante a você saber que aquela estrutura é da mais alta qualidade e que terá uma enorme durabilidade.

No caso da aplicação dela em ambientes externos, uma madeira que tenha resistência contra as intempéries é fundamental para que o seu painel possa durar ao ser exposto a elas.

Uma outra questão referente à madeira para construir o painel é que ela irá ajudar a criar desenhos e formatos únicos para o ambiente no qual irá se instalar o painel ripado.

Com todos esses pontos, fica então a questão: qual madeira utilizar para fazer um painel ripado?

As madeiras indicadas para produção de painel ripado

Se tem uma coisa que você deve saber sobre o painel ripado de madeira é que há diferentes tipos deste material entre os quais usar para construir a estrutura.

Há quem opte por uma madeira natural, aliás, essa costuma ser a escolha principal, afinal, o resultado final será belíssimo.

Apesar disso, há quem opte por alguns tipos de madeiras não tão nobres ou naturais, mas que ainda oferecem um ótimo resultado e são mais acessíveis, como é o caso do MDF.

Se o seu objetivo é utilizar madeira natural na produção do painel ripado, a dica é sempre escolher aquelas que tenham uma maior durabilidade e sejam mais resistentes.

Com esta opção de madeira, você evita que as estruturas menores do painel acabem por ceder à movimentação que acontece sobre elas e “empenem”, já que isso traz um grande problema pela necessidade de trocar as peças.

No caso da madeira natural, algumas dicas são:

  • Nogueira
  • Ipê
  • Cumaru
  • Cedro

Por outro lado, usar uma madeira MDF como é o caso do laminado que é uma ótima alternativa para quem quer ter um custo bem menor, mas ainda manter a qualidade do painel ripado.

Conclusão

Como visto aqui, o painel ripado madeira costuma ser uma opção que apaixona as pessoas pela sua beleza e versatilidade na aplicação em um imóvel. 

Neste conteúdo, foi possível ver quais as madeiras de maior qualidade para quem quer fazer um painel com madeira natural, bem como opções mais acessíveis e que vale a pena comprar, caso do MDF.

O que você achou do artigo a respeito da madeira ideal para usar no painel ripado?

Conte com a Kapor Pisos na instalação do seu Painel Ripado de madeira

Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a instalação do seu painel ripado de madeira, além da escolha das madeiras mais nobres existentes no mercado. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.

Para saber mais sobre as vigas para telhados

Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]